Uma das perguntas mais frequentes que vemos circular na net é sobre sintomas típicos da Endometriose e exames normais!

“Tenho todos os sintomas, me identifiquei com as portadoras da doença porém, meus exames de sangue e imagem não mostram nada! Será que estou louca?”

Não! Você não esta inventando sintomas!

Alguns pontos devem ser esclarecidos: O exame de sangue mais conhecido, chamado CA 125, possui sensibilidade de cerca de apenas 40%. Isso significa que de 10 mulheres com endometriose, apenas 4 vão ter o exame alterado! Frente a isso, inúmeras Associações Européias e Americanas contraindicam a solicitação do exame! Nos da Sociedade Brasileira de Endometriose também não encorajamos o uso do CA 125 para diagnóstico!

E os exames de imagem???

A ultrassonografia endovaginal é muito ruim para identificar a endometriose chamada peritoneal. Já para os casos de cistos ovarianos de endometriose ela pode ser solicitada.
Já os exames especializados, ressonância magnética ou ultrassonografia especializada (com preparo intestinal) são bons para identificar doença já em estágios mais avançados! Isso, óbvio, quando são executadas por profissionais habilitados!
Outro ponto importante é que não, necessariamente, a quantidade de doença tem a ver com a intensidade dos sintomas. Ou seja você pode ter pouca endometriose e sentir fortes cólicas menstruais!

Portanto, se você tem sintomas típicos e exames normais, não quer dizer que não tenha endometriose. O que pode estar acontecendo é que você tem endometriose inicial e os exames não são capazes de detectar!
Estes casos merecem atenção para que a doença não evolua e você consiga se livrar das dores!
Uma boa consulta é melhor que qualquer exame! Converse com seu médico!