Olá,

Tenho observado que diversas mulheres recebem indicação de retirada do útero para tratamento da endometriose, isso é mesmo necessário?

Endometriose é definida como sendo a presença de endométrio fora do útero, portanto se a doença esta fora do útero qual a necessidade de remoção deste órgão?

Quando a indicação de tratamento para endometriose é a cirurgia, alguns preceitos básicos precisam ser observados:

Primeiro a paciente deve ter uma meticulosa avaliação pré operatória. Essa é feita por exame ginecológico detalhado associado a exame de imagem interpretado por especialista na área (ressonância magnética ou ultrassonografia com preparo intestinal).

Com isso em mãos, o médico poderá programar exatamente como será a cirurgia.

Segundo: a cirurgia para endometriose visa a remoção de todos os implantes da doença, independente da localização. Se tiver no intestino, retira-se a doença do intestino, na bexiga da mesma forma, e assim por diante. O sucesso na remoção de toda a doença é a principal forma de obtermos melhora do quadro de dor, ou infertilidade, após a cirurgia.

Mesmo assim a doença pode voltar?

Pode! Mas algumas medidas podem ser tomadas para diminuir a chance da moléstia voltar.

Endometriose é doença que depende da menstruação para acontecer. Então o principal passo após a cirurgia, naquelas que não querem engravidar é suspender o sangramento.

Podemos alcançar este objetivo com o uso de qualquer tipo de anticoncepcional, seja oral, injetável ou intrauterino(DIU com hormônio). A medicação deve ser utilizada até que haja desejo de gravidez!

A retirada do útero é indicada em casos extremos.

Ou quando a doença volta mais de uma vez e a qualidade de vida é muito ruim e não há mais alternativas, ou quando temos adenomiose (fiz um post sobre esta doença) e as cólicas e sangramento são intensos.

Portanto, antes da retirada do útero, converse bem com seu ginecologista se esta é mesmo a melhor opção para seu caso!