Há alguma controvérsia sobre qual o papel da pílula no tratamento, e também na prevenção de recorrência da endometriose. Vamos por partes:

  1. A pílula previne o aparecimento da endometriose?

Na verdade, este é um fato que não temos como saber. Diversas mulheres com queixas sugestivas de endometriose começam a usar anticoncepcionais, e a cólica menstrual passa! Então não vamos conseguir definir, neste grupo de mulheres, se elas tinham endometriose e a pílula tratou, ou se não tinham a doença.

  1. A pílula diminui a chance da doença avançar?

Acreditamos, que na maioria dos casos, sim! Acompanho inúmeras mulheres com diagnóstico de endometriose (clínico e radiológico), que começam a fazer tratamento medicamentosos com anticoncepcional, e melhoram dos sintomas. Os controles de imagem também mostram que a doença não evolui!

Entretanto, em um grupo de mulheres, após o início do uso de pílula, os sintomas desaparecem, mas a doença pode progredir! Então, caso você tenha recebido o diagnóstico de endometriose, começou a tomar contraceptivos (isso vale para o dienogeste, também) precisa de acompanhamento clínico e radiológico, específico para endometriose de tempo em tempo!

Já vi muitas jovens que acreditam que , se os sintomas melhoraram a doença esta sobre controle. Cuidado! Nestas situações, quando ela para a pílula para tentar engravidar, descobrimos que doença evoluiu!

Portanto, uma vez feito o diagnóstico de endometriose, o acompanhamento deve durar alguns anos, mesmo se não houver mais sintomas (dor)!

  1. A pílula diminui o risco da endometriose voltar após a cirurgia?

Vários trabalhos mostram que sim! A causa da endometriose ainda não esta estabelecida, entretanto sabemos que a doença precisa de menstruação para acontecer. Portanto, quanto menos a mulher menstruar, menor a chance de voltar a sofre com as dores da endometriose.